Facebook pode causar estresse e ansiedade
fevereiro 17, 2011Pesquisadores Universidade Edinburgh Napier, na Grã-Bretanha, entrevistaram 200 estudantes que costumam usar o Facebook e outras redes sociais e constataram as situações que mais geram estresse.
Dos alunos questionados, 12% disseram não gostar de receber pedidos de amigos novos; 63% demoram para responder a esses pedidos; um em cada dez disse que o site deixa ansioso e três em cada dez disseram sentir culpa por não aceitar um pedido de amizade.
Os pesquisados afirmaram que se sentem pressionados para fazer atualizações criativas e não gostam de aplicar regras de etiquetas virtuais para amigos diferentes.O grande questionamento dos pesquisadres foi: "se o Facebook gera tanto estresse, por que você continua nele?".
A maioria respondeu que usa o site para ficar em contato com amigos e não deleta a conta porque não quer perder nada de interessante ou ofender outras pessoas. Essa pressão mantém os usuários em um tipo de "limbo neurótico", segundo a pesquisa.
Eles ficam sem saber o que fazer, se entram e checam se há algo importante a ser visto ou se deixam o site de lado, dizem os pesquisadores. Outro resultado encontrado foi que as pessoas com mais contatos são as que passam mais tempo no site e também as mais estressadas.
Os pesquisadores supõe que os usuários ficam estressados por causa da estrutura do site, centrada na pessoa. É como se você estivessee em um site de notícias sobre você mesmo. Quanto mais contatos, maior a audiência e maior é a pressão para produzir algo interessante sobre si.
Fonte: Revista Galileu online/ Redação Escrevendo de tudo ( adaptado)
0 comentários
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:
1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.