Dezesseis dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher
novembro 22, 2011De 25 de novembro a 10 de dezembro de 2011 o Conselho Municipal da Condição Feminina – COMCF realiza a quinta edição da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece simultaneamente em 159 países.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 01 em cada 04 mulheres é vítima de abusos sexuais por seu parceiro e quase metade das mulheres que morre por homicídio é assassinada por seus parceiros atuais ou anteriores. Mas a violência contra a mulher assume diversas formas: agressão física, sexual, assédio psicológico, coerção, entre outras. Assim, é preciso estar atent@ e é preciso também que a sociedade esteja mobilizada para lutar contra esse tipo de prática.
Durante os 16 Dias de Ativismo, o COMCF desenvolverá atividades como debates e blitz com destaque para as seguintes datas:
25/11 – Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher – O objetivo principal deste dia é estimular um maior compromisso social por parte dos Estados e da sociedade em geral para prevenir, punir e erradicar a violência contra mulheres e meninas e oferecer plena defesa dos direitos humanos e promoção da saúde integral.
01/12 – Dia Mundial de Combate a AIDS – Em pleno século XXI o preconceito ainda existe, por isso este dia foi criado com o objetivo de acabar com o preconceito, a discriminação que as pessoas - crianças, jovens, adultos e idosos - portadoras do vírus HIV, da Aids, sofrem.
06/12 – Campanha do Laço Branco – Tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, promover a eqüidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça e direitos humanos.
10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos – O dia marca o 62º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o primeiro documento a reconhecer, no âmbito internacional direitos fundamentais aplicáveis a todos, independentemente de raça, etnia, gênero, origem, religião, idade, situação civil, condição de saúde, ou qualquer outra forma de diferenciação.
AGENDA DA CAMPANHA:
25/11 – Lançamento da Campanha às 9hs, no Auditório do Grupo de Defesa da Amazônia – GDA.
25/11 – Blitz na Orla da cidade, a partir das 20hs, Praça do Pescador.
01/12 – Programação em parceria com o CTA.
06/12 – Blitz na Orla da cidade, a partir das 20hs, Praça do Pescador.
10/12 – Debate “Direitos Humanos e o Combate à Violência contra a Mulher”, às 9hs, no Auditório
do CIAM. Palestrante: OAB Mulher.
0 comentários
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:
1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.