Jardins - Parte I
dezembro 09, 2011Olá!!
Essa é a primeira parte do post que estou fazendo direcionado as pessoas que estão pensando/querem fazer um jardim em sua casa, mas ainda não sabem de alguns ‘detalhes’...
É realmente lindo ter um jardim, ainda mais quando é bem colorido e cuidado, mas engana-se quem pensa que é fácil conseguir essa oblação. Ter um jardim requer alguns cuidados, atenção e bastante dedicação.
Meu namorado é uma das pessoas que esta nessa fase de detalhes e embelezamento da casa. Então, para dar uma forcinha, separei umas imagens e alguns regras sobre jardins bem interessante, espero que o ajude e aos leitores que estão pensando em ter esse pedacinho da natureza em seu lar.
É de responsabilidade da Semab (onde trabalho) cuidar dos jardins das praças e canteiros da cidade. Temos uma equipe de arborização e jardinagem que entende bem sobre os cuidados que se deve ter. Aqui vão alguns:
1 – A terra deve ser bem fofa e ter adubo orgânico. Sem impurezas: ervas daninhas, raízes mortas, torrões de terra seca.
2 - Para melhorar a qualidade do solo, você pode fazer uma mistura básica: Uma porção de areia, com uma porção de terra e uma porção de terra vegetal. Para cada 5 litros de mistura básica acrescente: 1 colher de sobremesa de farinha de ossos, uma colher de sobremesa de farinha de peixe e uma colher de sobremesa de nitrato de potássio.
3 - Para corrigir ainda mais o solo, acrescente areia em solos argilosos e compactos ou terra em solos arenosos.
4 - Escolha as plantas de acordo com o tipo do seu jardim: se bate sol ou fica mais na sombra, se é grande ou pequeno, etc. Peça ajuda ao seu fornecedor de mudas.
5 - Para plantar as mudas, faça um buraco de bom tamanho, retire o plástico da muda e coloque o torrão dentro do buraco. Coloque aquela mistura básica em torno do torrão.
6 - Para plantas com caules finos e altos, coloque um bambu ou um cabo de vassoura para apoiar a planta. Amarre delicadamente a planta ao bambu (estaqueamento).
7 - Para regar suas plantas, dê preferência para as primeiras horas do dia. Evite molhá-las quando o sol estiver forte.
8 - Para vasos com plantas com caule regue por cima com um regador fino até que a água saia pelo furo da drenagem do vaso.
9 - Para vasos com plantas que cubram toda a superfície do vaso, encha de água o prato que fica sob o vaso.
10 - Para jardins e canteiros use mangueiras com irrigadores de pressão.
11- Sempre retire as folhas secas, murchas e doentes, com uma tesoura de poda. Deixe as flores murchas pois elas viram frutos.
12 - Combata as pragas, pulverizando inseticidas vendidos nas casas do ramo.
13 - Quando as raízes atingem um tamanho muito grande para o vaso que estão ocupando, você tem que mudá-la para um vaso maior. Solte a planta do vaso antigo com a ajuda de uma pá. Segure firme o caule e bata com o vaso na beirada de uma mesa para que o torrão se solte. Replante como ensinado no passo 6.
0 comentários
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:
1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.