XIV Mostra Cultural acontece neste sábado

junho 26, 2015

Como parte das comemorações do aniversário de Santarém, a ACES (Associação Comercial e Empresarial de Santarém) através do Conselho da Mulher Empresária (CME) realiza a XIV Mostra Cultural, neste sábado (27/06), às 19 horas, no Cristo Rei - Centro de Artesanato do Tapajós. Nesta edição, o evento faz alusão ao tema “Penera, penera de lá; Penera, penera de cá” (letra do carimbó “Massa de Mandioca”) destacando o esforço e dedicação da mulher amazônida, que cuida dos filhos, da casa, da lavoura e ainda faz artesanato. A peneira representa o artesanato e o trabalho no meio empresarial, enquanto que o verso faz menção ao carimbó.
A partir desse valor cultural, o CME homenageará a artesã Neida Maria Pereira Rêgo, pelo trabalho desenvolvido com a palha do Tucumã, na região de Arapiuns. E também o Mestre Griô de Carimbó, Francisco Cardoso Feitosa, conhecido popularmente como Chico Malta, em reconhecimento a sua dedicação pelo carimbó através de músicas, poesias e peças de teatro.
A Mostra Cultural é realizada desde 2011 e já rendeu homenagens a 14 personalidades que dentro de sua área de atuação contribuem para o enriquecimento da cultura santarena.


Perfil dos homenageados:

Artesã Neida Maria Pereira Rego
Segmento: Artesanato – Trançados de Tucumã da região de Arapiuns.
A artesã Eneida Maria Pereira Rego, formada em Administração, é natural da comunidade de Coroca (Arapiuns), na qual é a atual presidente da Associação dos Artesãos e Artesãs da Comunidade de Coroca, tradicionalmente conhecida como trançados de Arapiuns.
O manuseio com a palha de tucumã começou de maneira rústica, sem valor comercial agregado. Com o decorrer do tempo a procura pelos trançados aumentou e, a partir de então, em conjunto com as artesãs da comunidade, iniciou a profissionalização para a confecção dos produtos. Em 2006 e 2008, a artesã conquistou o prêmio Top 100 de Artesanato, promovido pelo Sebrae. Em 2008, foi premiada no concurso “Sebrae Mulher de Negócio” na categoria Membros de Associações ou Cooperativas de Pequenos Negócios e no mesmo ano pelo Ministério da Cultura recebeu o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no segmento de artesanato regional.

Com a palha do tucumã a artesã produz objetos como mandala, cesta, descanso, cartões, bolsas e embalagens. 

Mestre Griô de Carimbó, Francisco Cardoso Feitosa – Chico Malta
Segmento: Carimbó
Chico Malta tem uma história que se mistura há 40 anos com a própria história da Amazônia. Descendente indígena de pai e mãe, ele é um apaixonado por esta terra. Escreveu através de músicas, poesias e peças de teatro, toda essa paixão. E ainda é arte-educador! Leva para crianças e adolescentes de várias comunidades de Santarém toda sua experiência cultural. Realiza troca de conhecimento e divulga nossa região através de apresentações em diversas regiões do Brasil. O único do oeste do estado com o titulo de Mestre de Carimbó, concedido pelo Ministério da Cultura.

You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe