Organize sua lista de afazeres domésticos

setembro 29, 2014

Bom dia bloCats!

Nos últimos meses tenho passado por uma situação quase que 'desesperadora'. Só quem ama ter sua casa arrumadinha com tudo em seu devido lugar vai entender do que estou falando. 

Tudo começou há uns dez meses - mais ou menos- quando a secretária que trabalhava em casa resolveu nos abandonar :( (rsrs. Estou brincando. A justificativa dela foi inquestionável), desde então não tenho ficado satisfeita com organização da minha house feita pelas secretárias que já passaram por aqui (Só três em menos de um ano, afff). Mas diante disso, fiquei me questionando se o erro estava mesmo nelas, ou em mim, porque culpar o outro é muito fácil, mas assumir, nunca é!

Esse é um dentre os probleminhas que a maioria das mulheres passam, principalmente as recém-casadas que passam a assumir tarefas importantíssimas em seu novo lar. E saber orientar a secretária é uma das tarefas principais.

Diante disso, li alguns artigos sobre o assunto - os da Ana Afonso são ótimos e super recomendo! - e criei uma tabelinha de afares domésticos pra nova secretária em experiência. Além disso, dei as devidas orientações e dicas particulares do nosso lar. 

Ana Afanso diz que "organizar listas de tarefas  domésticas é uma forma de otimizar o tempo e estar sempre com a casa em ordem. Além delas funcionarem como  roteiros  para você mesma, para distribuir tarefas entre os familiares e  para orientar sua empregada".

Se você se encontra na mesma situação ou quer evitar que isso aconteça. Fiz um cronograma de afazeres diários muito útil que pode servi de modelo pro seu lar! Vamos lá...

O primeiro passo é fazer o levantamento das tarefas necessárias para a organização diária de sua casa: arrumar as camas, separar as roupas para lavar, limpar os banheiros, lavar a louça, alimentar e passear com o cachorro, cozinhar, etc. Em segunda, dividir as tarefas por dias, por semana, por quinzena e por mês. Feito isso, vamos ao modelo.

Cronograma diário
É onde você listará as tarefas que precisa fazer diariamente. Já conhecendo o ritmo da sua casa, você conseguirá montar essa lista em instantes. Segue uma sugestão:
·         Fazer o café
·         Lavar as louças
·         Arrumar a cama
·         Trocar as lixeiras
·         Limpar a pia do banheiro
·         Limpar a pia da cozinha
·         Recolher o que está fora do lugar
·         Separar a roupa suja
·         Preparar a refeição
·         Limpar o balcão da cozinha
·         Arrumar criança para escola
·         Limpar sujeira das cachorras
·         Varrer o Jardim
·         Limpar fogão
·         Passar pano na cozinha

Abaixo uma lista em branco que você pode imprimir e marcar os quadros das tarefas que precisam ser feitas.

Depois disso, faça uma reuniãozinha com sua secretária e a oriente. Depois entregue a lista dos afazeres, tenho certeza que isso vai ajudar vocês duas.
Espero que tenham gostado do post!!

, Bruna Jaqueline ;*

You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe