Saiba a maneira correta de tomar o anticoncepcional

julho 29, 2011

Creio que um dos melhores programas da rede Globo seja o Bem Estar que a cada dia debate e esclarece dúvidas que muita gente ainda tem um certo constrangimento de perguntar. É o caso da matéria sobre as pílulas anticoncepcionais, que foi ao ar na última terça feira, 26 de julho.

Nela, o ginecologista José Bento tirou a dúvida de muitas mulheres. José Bento disse que a pílula deve começar a ser tomada, pela primeira vez, no primeiro dia da menstruação, e já faz efeito a partir daí. Entre a população feminina geral, menos de 10% apresentam efeitos colaterais por causa do comprimido, que também evita endometriose, cistos e câncer no ovário, miomas e infecções genitais, além de melhorar a pele, o cabelo e o inchaço típico dessa fase. Já antibióticos, atidepressivos e remédios para convulsão podem prejudicar a absorção dos hormônios e diminuir o efeito do anticoncepcional.

Caso a mulher não se adapte à pílula, pode escolher outros métodos. Porém, a tabelinha, o coito interrompido e a análise do muco cervical não são considerados seguros. Camisinha, dispositivo intrauterino (DIU), anticoncepcionais injetáveis ou adesivos podem ser opções.

De acordo com o especialista, o tipo injetável condensa uma cartela inteira em uma única ampola – e o conteúdo é liberado todo dia um pouco. Um problema dessa técnica pode ser uma maior irregularidade menstrual.

A pílula do dia seguinte, destacou José Bento, só deve ser usada em casos de emergência, como estupro e camisinha estourada. A recomendação é tomá-la até 72 horas após o ato sexual, e a proteção chega a 95%.

Separei umas dicas para tomar a pílula corretamente, confira:
- Tenha disciplina: ingira o comprimido todo dia no mesmo horário

- Coloque o celular para despertar

- Associe esse hábito a uma rotina, como tomar água ou abrir uma gaveta do guarda-roupa

- Tenha duas cartelas, uma em casa e outra na bolsa, para tomar sempre na mesma hora

É bom lembrar que esquecer o anticoncepcional um único dia já quebra todo o mecanismo de proteção contra a gravidez. Se você não lembrou num dia, tem até 12 horas para tomar. E, quanto maior o esquecimento, maior o risco.

Junto com a pílula, use sempre camisinha, que é a dupla proteção contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST) recomendada pelo Ministério da Saúde. Sozinho, o comprimido não protege contra DSTs.

O homem também deve se preocupar com os métodos contraceptivos. Portanto, perguntar para a parceira se ela toma pílula não é risco de perdê-la, pelo contrário: é uma forma de valorizar a relação.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei a postagem, muito boa!

    ResponderExcluir
  2. com certeza é uma materia de muito valor para a proteção da mulher, foi interessante ler sobre este assunto.

    ResponderExcluir

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe