Tour: conheça as melhores praias de Santarém

setembro 01, 2015

Olá leitores, tudo bem?
O post de hoje foi um dos mais pedidos nos últimos meses. Demorei um pouquinho pra fazer devido a dedicação e tempo que ele exigia, mas ai está o mini guia do blog pelas melhores praias de Santarém. Elas são as melhores opções para se fazer turismo durante o verão. Espero que gostem.


Durante o Pôr do sol na praia do Juá ;)

Alter do Chão
É a opção número 1 de quem vem a Santarém, não é à toa que é conhecida internacionalmente como o caribe Amazônico.

Alter, como carinhosamente a chamamos, é uma vila localizada a cerca de 30 km de Santarém, por estrada pavimentada (PA-457). Mas também é acessível por via fluvial levando cerca de 3 horas através do rio. A praia têm areias branquinhas e a água transparente do rio Tapajós, como podemos ver nas foto acima. 
À sua frente, avista-se a Ilha do amor. Para chegar lá basta atravessar o rio, seja de canoa ou catraia. O centro da ilha é tomado por barracas que dispõem de comida e bebidas para os visitantes. Já ao lado esquerdo da Vila, encontra-se a praia do Cajoeiro, a melhor pedida no início do verão, já que a ilha só surge a partir da segunda quinzena de setembro.
Mas Alter não é só praia, há também lindos e lendários Lagos como o Lago Verde e Lago dos Muiraquitãs, rodeados pela floresta ‘encantada’ que possibilitam inesquecíveis passeios.  Há também uma serra conhecida como: Serra da Piroca - ideal para quem adora se aventurar na natureza.
A Vila ainda oferece serviços de hospedagens -pousadas, albergues e hotéis com preços variados e acessíveis-. Têm até redários! Além de, postos telefônicos e de saúde, restaurantes e lojas de artesanato. 

Ponta do Cururu


A ponta do Cururu é uma extensão de areia branca que ser forma durante o verão no meio do rio Tapajós, próximo a praia de Alter do Chão.
Só é possível chegar na ponta através de embarcação. O local não oferece serviços de bar, nem restaurantes, mas para quem gosta de estar em sintonia com a natureza, a ponta é um lugar que vale a pena conhecer. Lá é possível observar os botos ao entardecer e um pôr do sol esplendido. Essa visão é única!!

Carapanari


Outra praia que vale a pena conhecer!
O balneário fica localizado a cerca de 8,5 km da cidade de Santarém. É possível chegar no Carapanari através de embarcação ou carro particular, já que não é disponibilizado transporte coletivo para a praia.
A praia em si, não dispõe de serviços de bares e restaurantes, no entanto alguns moradores oferecem refeições aos visitantes a preços moderados. O restaurante mais próximo é a ‘Casa do Saulo’ que pra quem vai turistar é uma boa pedida, pois oferece pratos regionais e um ambiente acolhedor com vista perfeita para o pôr do sol. O acesso é um pouco complicado por conta da estrada, mas o resultado é recompensador. 

Ponta de Pedras

Está localizada a 35 km de Santarém, por via terrestre - 23 km se dá através da Rodovia Everaldo Martins (a mesma que dá acesso a Alter do Chão) e +12 km por estrada de terra. Por via fluvial também é possível chegar a praia.
Ponta de pedras se destaca por formações rochosas que se erguem durante a vazante do Rio Tapajós e pela presença de vegetação próxima às margens. 
Mas não é só praia! Pra quem gosta de fazer passeios sob as águas, próximo a ponta de pedras estão os: Lago Preto, Lago do Tapari, Lago do Jacaré, Canal do Jari e a Ilha do Meio, lugares in natura, onde se pode passear. O serviço é oferecido por uma pousada do local, além disso, é possível fazer trilhas. 
A praia oferece pousada com preço acessível, além de bares e restaurantes. 


Pajuçara:



A praia é conhecida por suas dunas de areias alvas e por suas águas profundas. O acesso por terra é feito pela Rodovia Fernando Guilhon - a caminho do aeroporto de Santarém -, mas também pode se chegar lá por meio de embarcações.
É uma praia quase deserta. Mas tem pousada e serviços de alimentação e bebida.

Arariá


A praia do Arariá é um local onde o passeio é apenas entre o turista e a natureza, pois não dispõe de infraestrutura pra receber visitantes. Está localizada próximo ao aeroporto de Santarém, pode-se chegar lá por via fluvial, ou a pé a partir da praia do Juá, já que não é permitido passear de carro pela praia.

Maria José

A praia fica localizada entre Arariá e Juá. Seu acesso se dá por meio fluvial ou terrestre. Maria José é um lugar para lazer e diversão entre amigos e familiares. Não dispõe de infraestrutura para receber visitantes, por isso é ideal que se leve o que comer e um saquinho pra recolher o lixo que for produzir. 

Salvação

É por via fluvial, pelo rio Tapajós, que se pode chegar até a praia da Salvação. O acesso é possível também por via terrestre, mediante autorização dos proprietários das terras que margeiam a praia. Limita-se com a praia do Juá, oferecendo uma atração a mais para os banhistas.
Nessa foto podemos avistar um pedaço da praia Salvação, a praia do Juá e o Lago do Juá.

Praia do Juá e Lago do Juá

É a segunda praia mais próxima de Santarém, cerca de 6,5 km. Seu acesso é possível via fluvial e terrestre.  O Lago e a praia se definem durante o verão, no qual é possível se ter uma vista maravilhosa dos dois, como mostra a imagem. O local não dispõe de infraestrutura pra visitantes, mas é uma boa pedida pra quem adora dá aquele mergulho e contemplar mais da natureza.

Maracanã

E a praia mais próxima da cidade - cerca de 6 km do centro, por via terrestre pavimentada – é acessível também por via fluvial. Para atender seus visitantes, a praia do Maracanã dispõe de barracas para refeições e bares, muitos bares rsrs. No local é servido o famoso Charutinho, caldeiradas de peixes entre outras comidas típicas da região.
Pra quem deseja tranquilidade, o ideal é visitar a praia durante a semana, pois lota nos findi’s. 


Pindobal


Pindobal não faz parte do rol de praias de Santarém, pois pertence ao município de Belterra, mas é uma das minhas opções preferidas para o findi, por isso não poderia deixar de compartilhar esse encanto com vocês.
A praia está localizada a 48 km de Santarém - sendo 35 km por via pavimentada e +13 km por estrada de terra. É acessível também por via fluvial, cerca de 3h30min .
Mais info sobre esta praia você confere aqui. num post mais completo que fiz,

Essas são as minhas indicações de praia. Espero que tenhas gostado do post. Qualquer dúvida, dica, sugestões é só mandar no 'comentário'.

Créditos para o fotógrafo Arnoldo Riker e para o site floresta água do norte.
Beeeeijosss!!

Bruna Jaqueline ;*


You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe