Denize troca vida em São Paulo pra viver um sonho amazônico

outubro 26, 2015

“Na vida da gente, nada é por acaso. Se tudo deu certo, é porque eu tinha que vir. Isso eu tenho certeza!”

O seu objetivo de vida já estava traçado: aos 40 anos mudar de São Paulo para um lugar tranquilo. A priori, o Pantanal era o destino certo, até ela ouvir pela primeira vez o carimbó dançante do Pará em uma novela da Rede Globo. Foi amor à primeira ouvida! Assim começou a parte mais fascinante da vida de Denize Rezende, uma farmacêutica campo-grandense que residia na metrópole mais populosa do Brasil e sonhava com uma vida mais simples no campo.


Em Sampa, Denize trabalhava há 10 anos com desenvolvimento de cosméticos. Tinha uma vida bem estruturada financeira e profissionalmente. Entretanto, o desejo que nascera durante sua criação em uma fazenda do interior de Campo Grande, de morar em meio à natureza, lhe acompanhava, não importava o lugar do mundo onde fosse ele sempre estava lá esperando para ser concretizado!

“Quando ouvi a música e assisti uma cena da novela, eu disse a mim mesma: Imagina eu morar num lugar desses que tem essa música boa? Ai eu falei: É o Pará!”


No primeiro momento, Denize cogitou a ideia de morar na capital paraense, Belém. Pesquisou apartamento, emprego e começou a planejar a possibilidade de montar um laboratório de pesquisas na área de cosméticos. Mal sabia ela que o ‘destino’ já a aguardava cheio de surpresas. “Fui participar de uma exposição fotográfica no OCA, feita por minha irmã, onde havia muitas fotos do Pará, e lá eu conheci Alter do Chão. Na mesma hora que vi a foto, eu disse que viria morar aqui e já estava resolvido.

Três meses depois de ter visto apenas uma foto de Alter do Chão, Denize veio pela primeira vez à vila e para ficar! “Tudo que eu estava tentando resolver a muitos anos resolvi em dois meses. Meu apartamento que eu estava tentando vender havia cinco anos, vendi em dois meses. Fui demitida do meu emprego de muitos anos, tudo começou a se encaixar e eu não tinha mais o que fazer em São Paulo”, contou.

Quando ela chegou em Alter, conheceu Luiz Alberto, do Restaurante Espaço Carazanal, que a ajudou a se instalar. Comprou um terreno na comunidade de Caranazal, próximo a Alter do Chão. Mas o espaço era muito grande para Denize morar sozinha. Foi então que surgiu a ideia de montar uma pousada.


Dentro de dois meses, Denize se viu construindo uma casa e uma pousada no Caribe da Amazônia, em frente à ‘Floresta Encantada’, hoje o quintal de sua residência. “Quando comecei a planejar a construção da pousada, quis fazer algo que fosse bem integrado com a natureza, onde os frequentadores vissem e tivessem a mesma preocupação que eu tenho com o meio ambiente”. A construção da pousada é sustentável, sendo 50% bioconstrução e todas as fossas ecológicas. As paredes dos quartos são de barro com telhado de palha. A decoração é rustica, na qual se usa produtos da flora regional como cipó, fibra e palha.



Parte dessa realização, Denize atribui ao fato de ter conhecido ‘as pessoas certas’. “Eu tenho o Luiz que eu fiz uma parceria e terceirizei o restaurante da pousada para ele. O Kika, que conheci na orla de Alter e hoje é meu braço direito. Renata Paulo, que tem me ajudado com os projetos de turismo para a pousada. Tudo aconteceu muito rápido. Eu adoro as pessoas daqui. Elas têm um calor humano maravilhoso. As pessoas se abraçam, se preocupam umas com as outras, é muito gostoso morar aqui”, afirmou.

Renata, Kika e Denize


A proposta da pousada Alter é proporcionar aos clientes momentos de tranquilidade e contato com a natureza por meio do ecoturismo; promover passeios não só pelas praias, mas nas comunidades próximas, na Flona do Tapajós; assistir o ritual da tribo indígena em Bragança. “Eu quero que as pessoas conheçam não só as praias e os rios, mas a floresta. Eu tenho na frente de casa uma floresta linda, que é a Floresta Encantada. Ali é meu quintal”, disse.


Podemos dizer que a mudança na vida da Denize foi de 180º.  Segundo ela, a paz que hoje sente é reflexo do lugar que vive; a paz que tem aqui (na Amazônia) é tão grande, que valeu por tudo que deixou. “Aqui eu tenho tudo que eu sempre quis na vida. Imagina uma coisa que você sempre quis, e de repente acontecer de uma forma muito melhor do que você planejava? Eu não me arrependo de nada e faria tudo de novo, e do mesmo jeito!”, concluiu.

A pousada Alter está localizada na rodovia Dr. Everaldo Martins Km 30. Caranazal - Alter do Chão – PA.

P.S: A entrevista foi na Ponta do Cururu, Alter do Chão, sob um lindo luar :)


 Mais fotos da pousada Alter:

 
 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Maravilhoso!!!!!!
    Não vejo a hora de conhecer.
    Sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe