Inspiração: Lago Verde - Alter do Chão

março 19, 2013

Ontem (17/03) conheci um lugar encantador, de beleza inspiradora e envolvente, o Lago Verde (Alter do Chão). Apesar de mora aqui (em Santarém) nunca tinha tido oportunidade de conhecer o lago tão exaltado por nossa cultura regional e um dos principais alvos do ecoturismo local. 
Após ter navegado na Floresta Encantada, como o lago também é conhecido, posso dizer que realmente merece toda exaltação.


          

. Diz a lenda que no fundo do lago há uma pedra mágica escondida. É essa pedra que dá ao lago a sua cor azul nas primeiras horas da manhã, mas que se transforma num verde intenso, durante o dia. 

Lenda:

Os antigos moradores da vila de Alter do Chão contam que antes do dia do casamento, as Icamiabas ou Amazonas faziam a festa de Iaci, no lago verde a que davam o nome de Iacinará. Pouco antes da meia-noite, quando a lua estava quase a pino, dirigiam-se em procissão para o lago verde, levando aos ombros potes cheios de perfumes, que derramavam na água para purificá-la. Dançavam, cantavam e se atiravam ao lago para o banho purificador. À meia-noite mergulhavam e traziam lá do fundo um barro verde a que davam formas variadas: de rã, peixe, tartaruga e outros. Elas davam esses amuletos aos guacaris que os traziam dependurados ao pescoço, enfiados numa trança de cabelo das noivas.Depois de secos, os Muiraquitãs ficam duros como ferro. A "Mãe das Pedras Verdes" é que lhes dava o barro no fundo do lago e foi quem lhes ensinou a fabricar os amuletos.

You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe