Mesmo desempregado, pai é obrigado a pagar pensão alimentícia aos filhos!

outubro 02, 2019


Pode parecer confuso, pois, se uma pessoa não trabalha, não possui renda, como pode ser obrigada a pagar pensão?
Apesar da situação financeira ser alterada, o filho continua com as mesmas necessidades como, alimentação, vestuário, saúde, medicamentos e tantas outras despesas que só quem tem uma criança sabe. Por isso, via de regra, JAMAIS o pai/mãe será desobrigado do pagamento da pensão em virtude da perda do emprego.
Diante dessa situação, o que se pode fazer é propor uma ação de revisão/redução de alimentos ( nos termos do artigo art. 1699 do Código Civil), para comprovar a atual situação financeira e a impossibilidade em pagar o mesmo valor quando trabalhava, e requerer à justiça a determinação de pagamento de menor valor.
Diante disso, o juiz analisará a condição de ambos os pais e as necessidades e a condição de vida da criança, para que a mesma não sofra com as mudanças em sua condição social, nos termos do art. 1694, § 1º do Código Civil.
Lembrando que não há valor fixo para pensão, mas o juiz analisa a capacidade econômica de quem paga e a necessidade de quem recebe. O valor incide sobre férias, décimo terceiro salário e indenização.

You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe