Queda de cabelo: Causa e tratamento

agosto 19, 2013


 É comum muitas mulheres se reclamarem de quedas de cabelo... Porém, não sabem o motivo, pois, existem inúmeros.
Por isso, a postagem de hoje é falando sobre esse male que nos deixa a beira do 'desespero'. 
***
Primeiramente é necessário falar que existem várias causas que provocam a queda de cabelos.

O mais comum nos salões é a queda provocada por misturas indevidas de produtos químicos.

Se você tem uma determinada coloração nos cabelos e mistura com algum tipo de alisamento que não é compatível, pode provocar o corte químico, (a quebra dos fios onde a química se choca ) ou ate mesmo a queda desde a raiz se a química atingir o couro cabeludo.

Neste caso, o mais aconselhável e procurar um dermatologista para receitar algum  tratamento que restaure o PH do couro cabeludo e dos fios para  evitar que se partam ou caiam ainda mais.

Outro motivo comum da queda de cabelos é a agressão causado por secador muito quente ou prancha(chapinha).

É o chamado dano térmico. Se você para a chapinha no cabelo ao invés de deslizar direto, isso vai enfraquecendo o fio no mesmo local, provocando o corte, a quebra dos fios e ate a queda.

Isso ocorre também por fazer o procedimento com o cabelo ainda um pouco úmido, pois o vapor sobe para a raiz e o couro cabeludo, provocando o enfraquecimento da raiz e a queda.

Parar o secador muito quente e próximo dos fios causa o mesmo problema.
Para evitar que isso ocorra, deve passar a prancha só quando os cabelos estiverem bem secos e proteger com um produto termo ativo, que seja para aplicar antes da escova ou prancha.

Pode ser um defrizante ou somente um leave in. Eu uso um termo ativo a base de  óleo de argan e o resultado é muito bom, mas isso varia de tipo de cabelos. Escolha um que seja adequado para seu tipo, o importante é proteger os fios.

A maneira que você penteia e desembaraça o cabelo também tem muito a ver com provocar a queda. Os cabelos devem ser desembaraçados das pontas para a raiz e nunca ao contrario para não acumular nós e acabar por arrancar os fios ao pentear.

Escolha uma escova que não puxe muito nem danifique os fios ao pentear. De preferência aos pentes de dentes largos e de madeira que alem de proteger a fibra capilar, eliminam a eletricidade estática dos fios.

O estresse também é um causador da queda de cabelos. Para combater este tipo de queda o melhor e evitar a ansiedade e o estresse, tentar manter a calma, encontrar uma atividade que te faça bem e distraia para que não resulte nesse tipo de conseqüência.

Existe também as doenças do couro cabeludo, e a predisposição genética.
Se você tem alguém na família com problemas de queda de cabelo ou calvície deve o quanto antes procurar um tratamento estético, ou, no caso de doenças do couro cabeludo, um médico dermatologista.

Para qualquer dos motivos da queda uma boa alimentação ajuda a prevenir e diminuir e muito a queda de cabelos.

Ma a boa noticia é que  para combater a queda de cabelos e fortalecer o seu couro cabeludo, ai vai uma receita muito boa que pode ser aplicada em qualquer tipo de cabelo e para todos os tipos de quedas de cabelo.

Ingredientes:

2 folhas de babosa (aloe vera) medias
¼   mamão papaia
½ copo de agua

Preparo:

Corte as folhas da babosa ao meio e raspe a polpa com uma colher .
Coloque a polpa da babosa e o pedaço de mamão papaya sem a casca e a semente  e a água no liquidificador.
Bata até ficar um creme liso e homogêneo.
Aplique no couro cabeludo primeiramente com o auxilio de um pincel desses de aplicar tintura no cabelo ou um pedaço de algodão.
Depois vá aplicando no comprimento, da nuca para a frente, mecha a mecha, começando da raiz e espalhando com pincel ou pente largo até as pontas.
Deixe agir nos cabelos e couro cabeludo por 20 minutos.
Depois disso enxágüe normalmente.

A babosa(aloe vera) e um excelente anti inflamatório, e é reconstrutor dos fios e do tecido do couro cabeludo.
Esta mascara alem de hidratar e fortalecer o couro cabeludo e os fios, ainda hidrata e nutre, e  se for repetida uma vez por semana, alisa progressivamente.

Obs: se for alérgico à babosa(aloe vera) ou ao mamão , não faça uso da mascara.
Não coloque em hipótese nenhuma a casca, pois possui toxina nociva ao organismo.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Oii, como estou bastante sobre assunto fico feliz em ver que os motivos da queda dos cabelos fogem dos padrões que são justificados, como, hereditário ou hormonal, devido alimentação ou stress, tireoide entre outros motivos internos, e em casos masculinos, devido a produção do DHT.
    Já vi que o motivo da queda é relacionada também devido a obstrução do foliculo piloso, entupimento da raiz, devido processos bacterianos, impurezas e utilização de produtos inadequados no couro cabeludo, além de resíduos, produzidos pelas glândulas sebáceas.
    Fui ficando curiosa, pois o motivo parece ser bem plausível, ainda mais porque explicam o motivo dos fios afinarem cada vez mais até que caia, assim como a caspa, coceira (processos bacterianos)e oleosidade.
    Vi também que a maneira de combater tudo isso, é agir na desobstrução do foliculo piloso, estimulando a transpiração e expelindo as impurezas alojadas, causadoras do entupimento da raiz.
    Para a raiz produzir o fio saudável, o folículo deve estar completamente desobstruído.
    Assim como a receita que é passada, começo a acreditar que outros produtos naturais, como já vi xampus, podem agir na desobstrução da raiz.
    Uma coisa muito intrgante que me fez acreditar cada vez mais nesse assunto, foi que fiquei sabendo que quando se faz o transplante capilar, são retirados bulbos de uma área doadora e aplicados, porém, depois de três meses os fios transplantados caem e nascem outros novos, provando que realmente a raiz não morre e somente fica obstruida, além de ao meu ver contrariar o fator hereditário, já que o cabelo não deveria nascer de novo, já que seu parente não tem mais cabelo.
    Fica a dúvida, Seria possível algum produto eficaz o suficiente para cumprir tal promessa?
    Alguém acha esses motivos de queda dos cabelos plausíveis? Ou estaria eu louca a espera de um milagre?? rsrsrs

    ResponderExcluir

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe