TV Tapajós inaugura transmissão com sinal digital

fevereiro 06, 2014

Tecnologia permite que telespectador tenha melhor qualidade de som e imagem

A TV Tapajós – Afiliada Rede Globo - vive um momento de inovação. A emissora será a primeira na região oeste do Pará, a transmitir em alta definição. Uma geradora no interior da Amazônia, um sonho inimaginável que surgiu na década de 70. Em uma região cobiçada como fronteira de desenvolvimento, mas com muitos obstáculos naturais. Foi nesse clima que surgiu a TV Tapajós. E a TV Digital é mais um passo dado pela emissora, reiterando o seu marcante pioneirismo, na garantia do seu padrão Rede Globo de qualidade.

A nova tecnologia chegará aos lares de milhares de telespectadores com muito mais definição em som e imagem. Além de proporcionar mobilidade e portabilidade, tornando o modo de assistir TV muito mais agradável. Essa inovação possibilita ao telespectador assistir seus programas preferidos aonde estiver.




Com a chegada da era digital, a TV Tapajós iniciou o processo de adequações, gradativamente, para que chegasse ao tão esperado momento de implantação. Para que a digitalização da emissora estivesse dentro dos padrões de qualidade da Rede, foram necessárias mudanças desde as ilhas de edição, aquisição de equipamentos de última geração até o treinamento dos colaboradores para a adaptação ao novo sistema.

E a partir desta quinta-feira (6), a TV Tapajós migra, oficialmente, para o sistema digital, igualando-se às demais emissoras do país. A implantação da TV Digital, marca o início de uma nova era para o Sistema Tapajós de Comunicação.

O sinal da TV Tapajós Digital é aberto e gratuito. Para assistir a programação da emissora, basta acessar o menu de seu televisor, procurar a opção de busca automática e após o processo de busca ele sintonizará automaticamente no canal 22.

Processo de migração do sistema


A modernização tecnológica, se fazia necessária, para acompanhar a evolução. Visando a dimensão do sistema digital, a TV Tapajós ainda em 2005 começou a realizar transições, primeiramente, foi o formato do tráfego de vídeo. E em 2008, a emissora enviou manifestação de interesse de participar da migração. O Ministério das Comunicações ratificou a solicitação e consignou o canal 22.


A diretora executiva do Sistema Tapajós de Comunicação, Vânia Maia, foi a Brasília assinar pessoalmente o pacto de Consignação do Canal 22, no Ministério das Comunicações. A partir de então, a emissora teve como prazo 180 dias para apresentar o Projeto Técnico de Instalação.
A partir desse momento, a equipe de engenharia da TV Globo teve papel determinante, assessorando a emissora na elaboração do projeto. Dentro do prazo estabelecido, a TV Tapajós cumpriu a exigência, apresentando o Projeto Técnico em 06 de abril de 2011.

Os investimentos não pararam em quanto tramitava o pedido de concessão, a TV Tapajós já havia adquirido o transmissor, e iniciado a compra do sistema irradiante. Correndo contra o tempo, a ideia era manter o prazo, preferencialmente com uma margem considerada. A partir do ato de concessão, eram mais 180 dias a serem vencidos, num movimento frenético para antecipar a conclusão do processo.

No dia 17 de Dezembro, foi ao ar a primeira transmissão com sinal de qualidade HDTV, no canal 22, confirmando seu pioneirismo em empreendimentos na área, na região Oeste do Pará.


Novos desafios

O foco agora é atingir uma nova meta, perseguir e alcançar os objetivos do Projeto 50 k da Rede Globo, que prioriza a digitalização das estações retransmissoras com população a partir de 50 mil habitantes. E como desafios fazem parte dessa história.


Ascom TV Tapajós


You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe