Diário Isotretinoína (Roacutan) – 1º Mês

agosto 10, 2015

Olá gente! Tudo beeem?
Pensei muito em fazer o post porque esse assunto é um pouquinho complicado devido este remédio ainda ser tratado como ‘tabu’ aqui no Brasil, e talvez esse seja o porquê de muitas informações improcedentes a respeito de seu uso. Motivo forte para que eu resolvesse compartilhar com vocês o meu tratamento e mostrar que o remédio não é esse 'bicho de sete cabeças' que os leigos comentam. 
Só a título de esclarecimento, digo-lhes que tudo que vou escrever aqui diz respeito ao MEU, e somente meu, uso do Isotretinoína, o Roacutan, como é mais conhecido, haja vista que ele age distintamente em cada organismo. Logo, se você começar o tratamento poderá ter efeitos colaterais completamente adversos da que eu tenho. Então fica ligado! 


Antes de iniciar o tratamento, assisti vídeos de pessoas que já usaram, fiz muitas pesquisas na internet sobre o que podia e o que não podia fazer ou usar. Passei mais de duas semanas nisso, enquanto a minha primeira, de doze caixas, me aguardava para ser ‘tomada’. Confesso que tive medo de ter alguma reação que eu não pudesse suportar, tipo, distúrbios visuais ou inflamação intestinal. Porque só a bula do remédio já me intimidava. Além de ser imensa, meia lauda dela é só de efeitos colaterais que o paciente poderá desenvolver. 
A primeira orientação do meu dermatologista quando me entregou a receita foi que eu não engravidasse durante o tratamento, essa é só uma das restrições. Também não pode beber, não pode usar cera muito quente na depilação, não pode usar clareador de pelos, e jamais sair sob o sol sem protetor solar. 
Durante o tratamento, que será de um ano, eu terei que fazer exame de sangue todo o mês, para a minha alegria :@, e só depois do dermatologista analisar como o meu organismo reage ao medicamento é que ele vai poder autorizar o uso de outra caixa.  Nela, na caixa, vem 30 cápsulas. Estou tomando uma por dia, que corresponde a 20 mg. Sempre depois do jantar. Na bula, recomenda-se tomar durante as refeições. E eu estou seguindo a risca todas as orientações. Nuuunca fui tão disciplinada com remédio, como estou sendo com o Roacutan.
Devido ser um remédio super controlado, eu só pude comprá-lo depois que apresentei a receita acompanhada do RG. A ‘moça’ da farmácia colocou ele numa bolsinha e disse que eu só poderia abrir lá no caixa. Coisas desse tipo que assustam a gente :~/.
Algo que meu derma esqueceu de me dizer, mas eu pesquisei, é claro! foi que eu deveria usar alguns produtos para amenizar os efeitos colaterais. Então, quando meus lábios começaram a rachar e meu nariz ressecar, corri para farmácia e comprei soro para o nariz, para os olhos e protetor para os lábios. Se você vai tomar, compra logo isso porque é o básico do que você vai precisar.
E graças!! meus efeitos colaterais foram tranquilos. O que mais me incomoda são os meus lábios que ressacaram bastante quando eu esqueço de passar o protetor, na verdade eu tenho que acordar e dormir com protetor, senão eles ficam horríveis, chega a sangrar. Fora isso, meus olhos e nariz também ressecaram; meu cabelo que era super oleoso e eu tinha que lavá-lo todo os dias, agora está bem seco na raiz. Essa foi uma das reações que ameeei!! Mas notei que ele caiu um pouquinho nesses últimos dias. Não sei como será nos próximos meses. A pele do meu rosto também era muuuuito oleosa, e agora está cada dia mais seca. A minha pele também está um pouco sensível, qualquer baque ela fica logo vermelha. E tenho algumas coceirinhas no rosto as vezes, mas também, nada insuportável.
Durante esse mês saíram umas três, quatro, acnes grandes. Segundo o dermatologista é normal nos primeiros três meses elas virem todas para ‘fora’. Que é o processo de limpeza. E depois vão desaparecendo. Confesso que tive pavor de ficar com o rosto cheiiio de acnes, mas isso ainda não aconteceu e, espero sinceramente que não aconteça rsrsrs. 
Ainda estou na metade da minha segunda caixa, e já consigo vê uma melhora no meu rosto, principalmente a parte da oleosidade. 
Essa foto corresponde ao meu primeiro mês de tratamento
1º Mês de tratamento
Essas fotos já são do meu primeiro mês de tratamento. Podes vê algumas manchas. Isso é devido a outros produtos que já usei e acabaram manchando meu rosto. O derma disse que primeiro trataremos as acnes, depois vamos para as machas. Estou bem ansiosa pra isso :)
Se você já tomou, está tomando ou pretende tomar, deixa um comentário aqui contando sua experiência. Em breve vou fazer outro post sobre os produtos que estou usando e, no próximo mês, posto mais uma sobre minha rotina com o Roacutan.

P.S: Jaaaamais tome esse medicamento sem autorização médica.

You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe