Resenha: Aprenda os cuidados que se deve ter com as lentes de contato

agosto 18, 2015

Olá gente,  tudo bem?! 
Quem me conhece pessoalmente, sabe que eu uso lentes de contato. 
Você pensou mesmo que esses olhinhos quase azuis eram naturais? rsrsrs. Bem, pelo direito adquirido a essa cor eles já são hahahahaha. Uso lentes há 15 anos. Pasmem!!! Desde os 12 anos de idade. Motivo?? Não aguentei o bullying dos garotos na escola por usar óculos. Hoje é normal e bonitinho usar óculos, naquela época, quem tinha que usar sofria, eu que o diga. Por isso, implorei horrores pra minha mãe pra eu usar lentes. E vencida pelo cansaço ela permitiu. Comecei com as lentes descartáveis - No pacotinho vinham seis pares e cada par podia ser usado apenas um mês (eu estava em fase de teste, senão cuidasse direito, voltaria para o óculos) -. Anos depois, mudei para as lentes gelatinosas – que duram, em média um ano -, e hoje uso a tórica – que também deve ser usada por no máximo 12 meses-. Já explico sobre cada uma.
Agora imagina uma criança de 12 anos de idade usando lentes de contato! Tendo que tirar e colocar todo santo dia; fazer higienização e ainda ter mil e um cuidados diários que são necessários. Nossa!!! Confesso que no início não foi fácil, mas logo acostumei e, hoje já faz parte da minha rotina, e é bem natural como abrir e fechar os olhos SQN.
Mas isso devo ao meu oftalmologista que teve muita paciência comigo e me ensinou como deveria cuidar delas e eu, como uma boa menina aprendi direitinho :)


Mas agora que te contei um pouco do meu passado secreto rsrsrs quero dividir algumas informações sobre os cuidados que se deve ter com as lentes, cuidados esses que adquiri com a experiência. 
Eu uso lentes por ‘necessidade’. Tenho miopia. Descobri com dez anos de idade, após constantes dores de cabeças durante as aulas. Infelizmente meu grau aumentou muito e sempre o do olho direito foi maior do que do esquerdo, o que causa um certo desconforto estético nos óculos, por ser visível. Então, depois que o problema se agravou, por recomendação do oftalmologista, eu continuei a usar lentes.

Assim como os óculos as lentes de contato também ajudam na correção de problemas como miopia – não enxerga bem os objetos distantes -, hipermetropia – não enxerga com clareza os objetos próximos - astigmatismo – as imagens ficam turvas devido à forma irregular da córnea -  ou simplesmente vista cansada. Só que tem muita gente usando por questões estéticas, não que isso seja errado, desde que use com cautela porque os problemas que o mau uso das lentes de contato podem causar são seríssimos a ponto de cegar o usuário. 
Mas quem pode usar lentes? Qualquer pessoa que tenha ‘problema de vista’ e/ou usuário de óculos que tenha capacidade de cuidar direito das lentes pode usar desde que seja recomendada pelo oftalmologista. Tem pessoas que não podem usar por terem os olhos muito secos ou por apresentarem algum tipo de alergia a lente. Então, mesmo que você vá usar por questões estéticas, faça uma consulta prévia com o oftalmo e ele vai lhe dizer se podes ou não usar. Todas as pessoas possuem características oculares exclusivas, influenciando nos tipos de lentes, por isso elas devem ser adaptadas aos seus olhos.
Tipos de lente: Hoje em dia, com as inovações tecnológicas, têm lentes para todos os tipos e gostos. Têm lentes de contato bifocais, lentes tóricas que servem para corrigir astigmatismo e lentes descartáveis para uso diário, semanal ou mensal. Mas os dois tipos mais usados são as gelatinosas e as rígidas.
As lentes de contato gelatinosas, também chamadas de lentes hidrogel, são fabricadas com plástico flexível com alta absorção de água. Essas são as mais populares por serem as mais confortáveis e sua adaptação ser mais fácil, mas duram menos do que a rígida e exigem mais cuidados também. 
As lentes de contato rígidas são fabricadas com plástico mais rígido. Essas lentes também são chamadas de RGP, ou rígidas gás-permeáveis. Até as mais modernas podem cortar se não forem usadas direito. 
Onde não pode usar lentes: Jamais usar lentes pra mergulhar, sem máscara protetora para os olhos; em ambientes cuja proliferação de resíduo seja intensa, tipo serrarias. Nem em lugares que tenha fumaça. Ar condicionado em excesso e ventilador não são recomendáveis para quem usa lentes, pois ressecam os olhos. Recomenda-se fazer uso constante do soro fisiológico ou colírio em ambientes climatizados.  Dormir de lentes só se a sua lente permitir e se você não tiver habito de coçar os olhos enquanto dorme. Já perdi uma lente assim.


Cuidados com as lentes: Para a limpeza diária das minhas lentes eu uso o opti-free, particularmente é o que eu mais gosto, e as vezes pra variar, uso Renu, que também é ótimo. Faço higienização toda a noite – lavo bem as mãos e coloco a lente na palma da mão enquanto vou jogando um pouco do liquido em cima da lente e esfrego com o dedo indicado até vê que ela está limpa - depois deixo ela dentro do porta-lentes imersa no produto. Pela manhã ela está limpinha e pronta para mais um dia de uso. O cuidado com o estojo também é muito importante. O ideal é sempre trocá-lo a cada três meses e lavá-lo todos os dias antes de guardar a lente. 


Você jamais pode lavar sua lente com água, porque além do risco de provocar algum tipo de infecção, ela irrita os olhos. Falo isso por experiência própria ;/    


Make e Lente:  Que meu oftalmo não leia essa parte rsrsrs. Ele me recomentou não usar lápis de olho por conta das partículas que o lápis pode jogar pra dentro dos olhos. Confesso que uso, mas não constantemente, eu juro doutor rsrsrs. O resto é liberado, desde que não prejudique os olhos. O ideal é sempre colocar a lente antes de aplicar a maquiagem e retirá-las antes de remover a maquiagem, principalmente por conta do demaquilante para a área dos olhos. 


Sobre a minha lente: As minhas lentes são de cor grafite, mas devido a cor dos meus olhos castanhos elas dão um efeito meio azulado. Vejo meu oftalmo a cada 12 meses que é quando faço nova consulta e pego nova receita, já que minhas lentes têm duração de um ano. Espero, em médias 20 dias para elas chegarem, por não serem fabricadas aqui em Santarém, e devido ao grau, dificilmente as óticas tem a pronta entrega. 

P.S: Aguardo ansiosamente e também com medo a autorização do meu médico para enfim fazer cirurgia. Mas não vou parar de usar lentes. Depois da cirurgia, usarei por estética :D
Espero que tenham gostado do post e que eu tenha sanado alguma dúvida. 

Beeeijos!
Bruna Jaqueline

You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe