Mas afinal… o que são radicais livres e antioxidantes?

abril 15, 2014

Muito se fala sobre esses dois termos, muitas matérias são escritas, muito medo vai sendo criado e muito produto vai sendo vendido com a promessa de acabar com eles, mas afinal… o que são radicais livres e antioxidantes?

Primeiro de tudo, agradeça por ter radicais livres: é sinal de que você está… vivo! haha Isso porque eles se formam a partir da oxigenação das nossas células em um processo que se chama oxidação, ou seja, algo perfeitamente comum e normal. Esse processo libera os radicais livres que sim, são responsáveis pelo envelhecimento precoce, rugas, manchas, desidratação da pele e todas aquelas coisas horríveis.

Acontece que normalmente nosso próprio metabolismo se encarrega de normalizar o nivel de radicais livres e deixar tudo certo maaaaaas, como a oxigenação das células não é a única fonte de formação dos radicais livres, nem sempre nosso corpo dá conta de combatê-los.
A poluição, os raios UV, fumaça de carro, cigarro, álcool, stress e má alimentação também são um prato cheio pros radicais livres se formarem e aí não tem jeito, nosso corpo não consegue nivelar e combater sozinho essa quantidade de radicais livres.
Por isso que “apareceram” os antioxidantes. Coloco entre aspas porque antioxidantes não são só cremes e pílulas, muito pelo contrário, encontramos os melhores nos alimentos, principalmente aqueles que contém vitamina C, que deve ser o antioxidante mais famoso que tem, né? Por isso não adianta comer mal e achar que comprar um creme de R$200 vai salvar a sua vida e a sua pele porque não vai… Os cosméticos estão aí para reforçar nossos cuidados, mas não fazem milagre não! ;)

You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe