Santos, o peixe-boi sobrevivente!

julho 08, 2015

Santos s2
Este é o Santos, um peixe boi órfão com mais ou menos quatro meses de vida. Há poucos dias ele está sob os cuidados do  Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós (Zoofit), para onde fora enviado após ter sido encontrado encalhado às margens do Lago Xiacá, próximo ao Município de Terra Santa, por um pescador. Região que, provavelmente, Santos vivera com a mãe, até perdê-la para caçadores. 
Segundo o veterinário do ZooFit, Jairo, os caçadores não o levaram por haver dentre eles a cresça de que se matar filhote de peixe-boi dá azar e/ou por ele ainda ter pouca carne. 
A deriva e já sem esperanças, o filhote recebeu uma nova chance de viver quando fora achado por um bom pescador que imediatamente acionou os órgãos competentes, estes o trouxeram para Santarém onde recebe os devidos cuidados. Ainda não se pode afirmar que Santos conseguirá se recuperar e se readaptar a nova vida. Segundo o veterinário, até dois anos, a situação é instável. 
Apesar disso e, infelizmente, Santos é exceção e privilegiado por ter tido essa oportunidade, quando, dezenas de filhotes morrem após perderem suas mãe na caça deliberada. A grande maioria perece de fome, pois até os dois anos de idade dependem da mãe pra tudo, e só chegam a maturidade aos 4 anos. Destarte, ele insere-se na lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção  :( :(.
No ZooFIT encontrei aproximadamente vinte filhotes órfãos que estão na mesma situação de Santos. Ao seu lado está o Pinta Cuia e a Tereza, cada um na sua piscina coberta de plantas (suas refeições  depois das 16h30min), além disso, todos os dias tomam leite em suas 'mega mamadeiras'.
Tomando banho de Sol
O que posso dizer: São LINDOS! DÓCIS! e FOFOS. Não fazem mal a ninguém e ainda ajudam na preservação do nosso ecossistema. Se você ainda não foi vê-los, essa é um bom momento. O ZooFit cobra apenas R$ 3,00 por pessoa para visitação. Ajuda simbólica, já que a faculdade não recebe nenhuma ajuda do poder público para as despesas do Zoológico.
O ZooFIT fica aberto ao público de terça a domingo, de 8:30 às 17:00 horas. Abre as Segundas-feiras somente quando for feriado ou véspera de feriado.

Mais sobre Santos: 
Sua especie é a única a viver exclusivamente em água doce.
É Herbívoro e se alimenta de capins flutuantes.
Seu tem papel fundamental na cadeia alimentar e no ecossistema aquático é fazer a limpeza das águas.
Ele controla não só o crescimento dessas plantas, como também, com suas fezes e a própria urina, fertiliza as águas, contribuindo para a manutenção do ambiente.
É a menor espécie existente, medindo entre 2,8 a 3,0 metros e pesa até 450 quilos. 
Seu corpo é cinzento e tem uma grande mancha esbranquiçada no peito.
Você também encontra lá esses lindos!


You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe