Aprendendo a tomar o café da manhã

janeiro 19, 2013

Ainda pouco estava lendo em blog que o café da manhã é a refeição mais gostosa da blogueira. Nossa!! Fiquei até com uma 'invejinha', porque eu sou péssima pra tomar o café da manhã. E todos os dias é uma guerra comigo mesma.

Sei que assim como eu, existem muitas pessoas na mesma situação.
Veja: De acordo com uma pesquisa realizada no mês de agosto com 90 escolares de Candelária com idades entre 14 e 19 anos, o hábito de tomar café da manhã não é comum a todos os adolescentes, sendo que 54,5% deles tomam café da manhã todos os dias, 34,5% não tomam café da manhã e 11% raramente fazem esta refeição, conforme relatado por eles. 
Pensando nisso...

Resolvi escrever hoje no blogue sobre esse assunto. Responder algumas perguntas e dá dicas de como se alimentar bem durante a manhã.

Porque é importante tomar o café da manhã?
Durante a noite, enquanto dormimos, nosso corpo não recebe nenhum tipo de alimento, mas continua funcionando, utilizando as reservas ingeridas no dia anterior para que nossas funções vitais sejam mantidas. Quando acordamos, precisamos repor essas reservas, obtendo energia para a realização de atividades ao longo do dia. 
Estudos vêm mostrando que escolares que pulam o café da manhã têm mais dificuldades no processo de aprendizagem, além de ficarem suscetíveis ao ganho de peso, uma vez que o organismo faz reserva de gordura quando o indivíduo fica muito tempo sem se alimentar.

O que tomar no café da manhã?
Esta refeição pode ser realizada com diferentes grupos de alimentos, que fornecem importantes e variados nutrientes para o organismo. Um café da manhã composto por frutas, leite e seus derivados, cereais (de preferência os integrais) pode garantir uma quantidade importante de energia, proteínas, vitaminas e minerais logo no início do dia.

Não consigo fazer o desjejum, e agora?
Pra quem não consegue tomar o café, pode substitui-lo pelo suco, chocolate ou farinha láctea.
Pra quem não gosta de comer pão, é até melhor que o troque por biscoitos, torradas. Fazer algumas trocas e com certeza vai ter um café da manhã saboroso.

Para as pessoas que estão acostumadas a ficar sem essa refeição, é preciso um pouco de esforço e insistência para mudar os hábitos: acordar cinco minutos antes e comer mesmo sem fome podem ajudar e fazer grande diferença.

O que comer no café da manhã?
O café da manhã perfeito precisa ter proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Isso pode ser adquirido na refeição mais comum: o pão com manteiga, o café com leite e uma fruta.

Esses hábitos alimentares se formam quando o indivíduo ainda é pequeno, por isso é importante incentivar as crianças a ampliar o paladar e provar várias opções de alimentos. Isso pode evitar a obesidade infantil, um problema que preocupa não só as mães, mas também os profissionais de saúde e o governo.
Ao longo da infância, as necessidades nutricionais de vitaminas e minerais são maiores, principalmente por causa do crescimento. Nessa fase, portanto, as deficiências podem ser mais frequentes e suas consequências, mais sérias. Além disso, a fome diminui a habilidade da criança em responder aos estímulos ambientais, prestar atenção e obter informações.

Obs: Crianças que tomam café da manhã tendem a ter mais atenção e atitude positiva em relação à escola. A refeição também pode contribuir para a melhora do raciocínio lógico e da capacidade de recordar e memorizar.

A minha dica pessoal: É ideal que cada um faça um esforço por si mesmo. Pra quem enjoa de todo dia tomar ou comer a mesma coisa, é ideal que substitua as frutas por outras com a mesma vitamina, os pães, os sucos e assim vai estar bem alimentado e pronto para enfrentar a batalha diária.

Beijos, Bruna Jaqueline ;*

You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe