Vaidade: Make para crianças

janeiro 24, 2013


Que as crianças estão cada vez mais precoce, não é nenhuma novidade, principalmente as meninas. Isso ficou mais claro pra mim quando a filha do meu namorado, que fez cinco aninhos 'um dia desses',  pediu de presente de natal um estojo de maquiagem. Na mesma hora soube que isso renderia um post 0/ (papo de blogueira)
Acredito que mês passado (dezembro) esse foi um dos temas dos programas globais, Bem Estar Mais Você, que deram informações preciosas sobre o assunto.

Tudo bem que elas (meninas) queiram usar maquiagem, fazer a unha, tratar o cabelo, etc. Só que o que a mamãe deve saber e também orientar a filhota é que os produtos destinados a adultos, não podem ser usados por crianças, pois não estão preparadas fisiologicamente para alguns tipos de procedimentos. Veja:

Tinturas e alisantes - podem causar reações adversas até mesmo em adultos e não são recomendáveis para crianças, que têm a pele mais sensível. Ou seja, elas podem ter irritações na cabeça, feridas na pele e até queda de cabelo.

Esmalte - No caso dos esmaltes, é importante saber que existem os tipos específicos para uso infantil, que são à base de água e não têm substâncias como o formol e o fenol, que podem penetrar a unha e atingir a pele. O uso de produtos de adultos em crianças pode desenvolver alergias que elas não teriam se não fossem expostas a eles.

Cosméticos - Os cuidados com os cosméticos devem ser grandes já que são vendidos sem orientação médica.

É difícil determinar uma idade para a pessoa começar a pintar ou alisar o cabelo porque cada um se desenvolve de um jeito. No entanto, é importante saber que antes dos 8 anos, nenhuma criança deve usar cosméticos de adultos.

Regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

As crianças devem usar produtos específicos, que causem menos reação alérgica e levem em conta o peso e a área corporal delas.

Segundo a proposta da Anvisa, uma sombra para os olhos poderá ser usada por crianças a partir de 3 anos, desde que aplicadas por um responsável, e desodorantes para axilas e pés serão destinados ao público a partir dos 8 anos – desde que não sejam em aerossol, para não atingir os olhos, não tenham ação antitranspirante e apresentem sabor amargo, para evitar que os menores ingiram os produtos.


A Anvisa também prevê que os produtos próprios para crianças não contenham apelo que incentive a compra, como desenhos, imagens de artistas, nomes e cores. Além disso, a remoção deles precisa ser fácil, com uma simples lavagem com água, sabonete ou xampu.

Obs: Os produtos precisam sair rápido, sem a necessidade de usar outro cosmético para retirar o primeiro. E não se deve friccionar a pele, pois isso pode tirar as defesas do corpo.

Algumas marcas bem conhecidas como, Natura, Avon, o Boticario e Jequiti já estão tem produtos da linha infantil. Você só precisa ler direitinho e ver a idade indicada.

Beijos, Bruna Jaqueline ;*




You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe