Mitos sobre cabelos

janeiro 16, 2012

Sempre existem aqueles mitos de beleza que, de tanto ouvirmos falar, acabamos acreditando e considerando verdade absoluta. Eu mesma, ao fazer esse post, me surpreendi com algumas coisas que tinha certeza que eram verdade e que não passam de verdadeiras “lendas urbanas” haha! Para não cairmos mais nessas histórias, pesquisei em sites que eu considero confiáveis (Allure/Glamour) e vou esclarecer alguns mitos famosos em relação aos nossos cabelos:

Mito #1: Você deve sempre trocar de shampoo, caso o contrário ele perde sua eficácia. É mentira que os shampoos/condicionadores param de fazer efeito após serem usados continuamente. O que acontece é que os resíduos de produtos mal enxaguados se acumulam com o passar do tempo, o que resulta em fios opacos e sem vida. Para dar vida aos cabelos, não é necessário trocar de shampoo, mas sim usar um vez por mês – não mais que isso! – um shampoo anti-resíduo para eliminar os produtos acumulados.

Mito #2: Pontas duplas podem ser reparadas com os produtos certos. Infelizmente, nada repara as pontas duplas a não ser as tesouras. O que alguns condicionadores podem fazer é prevenir que apareçam mais pontas duplas, ou que as que já existem se quebrem ainda mais e se tornam pontas triplas, quadruplas… haha!

Mito #3: Arrancar um fio branco irá resultar em três fios brancos no lugar. Isso não é verdade, pois o número de fios brancos já é determinado geneticamente. De todo o jeito, arrancar fios de cabelo não é um bom hábito, já que você pode causar danos à raiz do cabelo.

Mito #4: Antes de fazer um penteado, você deve lavar bem e secar o cabelo. Na verdade, os cabelos muito limpos são mais dificeis de arrumar e de “pararem no lugar”, enquanto os cabelos um pouco mais sujos – mas não oleosos, óbvio! – funcionam melhor com coques e penteados elaborados.

Mito #5: Pentear muito o cabelo faz os fios ficarem mais brilhantes. Pentear um pouco os fios secos – os fios molhados são muito fragéis e não devem ser penteados, só desembaraçados com um pente e pronto! – dá a eles um aspecto mais brilhante, já que o movimento distribui os oléos naturais da raiz por todo o fio. No entanto, pentear compulsivamente o cabelo pode causar danos, como fios mais sensíveis e quebradiços.

Mito #6: Cortar o cabelo faz ele crescer mais depressa e com mais volume. Não tem quem não tenha caido nessa! Mas a verdade é que o comprimento e espessura do seu cabelo já são determinados biologicamente, e isso não vai se alterar se você simplesmente cortar as pontas. O que acontece é que um cabelo com um bom corte e sem pontas duplas tem a aparência de mais saudável e com mais volume.

Mito #7: Suco de limão faz o cabelo ficar mais loiro. Juro que eu já caí nessa, e me arrependi amargamente! O limão deixa o cabelo avermelhado, e o ácido causa fios quebradiços e opacos – nada de mechar loiras à la Gisele.

É isso, meninas! Gostaram do post? Já cairam em algum desses “mitos”? Conhecem outros mitos? E se tiver dúvida se alguma outra história a respeito de cabelo é real ou é mito, me fale aqui nos comentários que eu pesquiso e respondo para vocês!

Sonhos de Crepom

You Might Also Like

0 comentários

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicado aqueles que respeitam as regras a baixo:

1- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2-Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3- Não inclui links desnecessários no conteúdo do seu comentário;

Obs: Comentários dos leitores não refletem a opinião deste blog.

Instagram

Subscribe