O significado da MODA

janeiro 16, 2012


A moda produz significados, constrói sentidos, posições de sujeitos, identidades individuais e grupais.

A moda é considerada o reflexo da evolução do comportamento. Uma espécie de retrato da comunidade. É uma linguagem não verbal com significado de diferenciação. Instiga novas formas de pensar e agir, afirma o antropólogo Roberto Valle.

Ao contrário do que muitos pensam, a moda não se resulta apenas em vaidade, mas também é uma demonstração cultural que produz significados individuais e coletivos. Ela possibilita a análise das sociedades em cada período histórico, das comunidades extintas; se adapta a diferentes costumes; e acompanha as evoluções. Com surgimento desde a invenção das primeiras vestimentas, ela funciona como uma ferramenta que expressa a personalidade, reflete sonhos e desejos, distingui aspectos sociais, religiosos, estéticos, místicos e individuais.

Desde as primeiras criações, a moda participa de diversas revoluções e quebras de tabus. Mesmo com a nudez presente na antiguidade, as pinturas já faziam parte da caracterização dos grupos. Na Idade Média, as vestimentas passaram a ser produzidas artesanalmente, com fibras naturais e em cores cruas. A década de 1830 foi marcada pelo perfil romântico adotado pelas mulheres e representado em suas roupas. Nos anos 1920, considerados de prospe-ridade e liberdade, as mulheres traduziam seu comportamento no modo de se vestir. Na década de 1970, em Berlim, surgiu o Movimento Punk, que marcou profunda e decisivamente a moda, a música e o comportamento.

Vale lembrar que foi nos anos 80, que com o boom das academias de ginástica, teve início a todo endeusamento do corpo que vive seu ápice nos dias de hoje. Foi também, nos anos 90, graças às campanhas revolucionária que o nu (principal-mente o masculino) ganhou ampla aceitação. Era o início do que depois foi ser chamado de pornô chique. Hoje, a cultura de massa, e mais ainda, do consumo se consolidou por completo, afetando o imaginário sexual dos indivíduos, presentes nas roupas íntimas.

“A roupa é uma pele, e a pele mostra o que se sente no momento através da fisionomia. A forma de vestir identifica o caráter e a iden-tidade de cada um”, afirma a estilista santarena Jolene Santana. Para ela, até as pessoas que se dizem não gostar de moda, fazem a sua própria moda e tem um estilo, seja ele simples, esplêndido ou modesto.

Segundo a estilista, a moda se presencia no dia a dia, no cotidiano, está em todos os lados caracterizando o momento vivido. Pois , cada am-biente exige um tipo de roupa, assim também como as profissões: “Um soldado sem farda perde sua autoridade; é necessário que um advogado esteja de terno ao advogar; e que o médico atenda seu paciente de branco”, exemplificou.

A realidade, é que a moda esta presente em tudo. A tecnologia é um exemplo, seja no tecido ou, principalmente, nas estampas cheias de referências inteligentes a ícones tecnológicos, científicos e mesmo de cultura de massa usadas pelos grandes tecnólogos, e aquelas embutidas por eles nos produtos. O conceito de sustentabilidade também está na moda. A preservação do planeta, e a conscientização estão estampadas nas roupas, principal-mente na moda praia que leva às passarelas desenhos de animais em extinção. “O nosso corpo é um outdoor, fala daquilo que é necessário que seja falado” disse Jolene Santana.

Para a estilista, as grandes ditadoras da moda, ainda são as nove-las, principalmente as da rede globo, que influenciam no cotidiano do indivíduo, às vezes, trazendo sérias consequências. Festas temáticas, novos grupos, principalmente adolescentes, e novos comporta-mentos e hábitos surgem dessas novelas, esses, ficarão registrados na história. Isso se ver nas grandes passarelas, que são as ruas.

Lado a lado com essa grande ditadora da moda nacional, vêm as culturas regionais, que tentam infiltrar naquele produto já pronto, alguma identidade cultural.

Para alguns estilistas, a moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia a dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no visual de um roqueiro, de um emo, de um universitário, nas passarelas, em todo lugar.

Esse mundo se supera e surpreende as pessoas, sejam nas cores, tendências, cortes e inovações. A moda proporciona aos que a seguem uma tendência sempre inovadora e ousada. Ela é abordada sempre, encaixa em qualquer assunto e é um meio de inspiração, um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade, usos, hábitos e costumes.

Bruna Jaqueline

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